sábado, 17 de julho de 2010

morango-guloso

não sei se é por causa do verão, das companhias, do calor, da energia, ... ou da ansiedade em acabar uma tese, mas ando com imensa vontade de me envolver em aventuras culinárias.
e antes que a época dos morangos chegasse ao fim, lá me aventurei a fazer gelado de morango. a minha tia Fernanda costumava fazer para a festa de aniversário do meu primo Vítor, e servia-nos as bolas de gelado em cones, mesmo como qualquer criança gosta! 
hum... se calhar não era na festa de aniversário do meu primo, porque ele faz anos em fevereiro, quando não há morangos nem apetece muito gelado... não sei onde fui buscar esta memória, mas ela cá está: cones de gelado de morango feito pela minha tia numa festa em casa dela. de babar!!
e como costumo ficar com "memórias gustativas",  há imenso tempo que queria experimentar fazer a receita de gelado dela. 
e não há receita mais simples!
deixei "marinar" os morangos (1kg) cortados em rodelas com o açúcar (500gr), alternando camadas de morangos com açúcar. 
ficaram de um dia para o outro, e numa hora apertada de almoço lá fui a correr comprar 4 pacotes de natas frescas Longa Vida para terminar a obra. bati as natas e quando já estavam espessas, fui misturando com carinho os morangos que bati um pouco com a varinha magica. um pouco não... porque sobraram poucos pedaços grandes. a minha tia tinha dito que bastava desfazer com um garfo, mas estes não desfaziam. então bati com a varinha. misturei carinhosamente e distribui por caixas de gelado.
e lá esperei ansiosamente pelas 24h seguintes. nessas 24h fui recebendo encomendas, fazendo negociações com os interesseiros dos meus amigos facilmente impressionáveis com descrições gulosas, ainda sem saber o resultado desta aventura. até que....
mesmo sem colher de gelado, lá meti uma colherada e....
mmmmmmmmmmmhhhhhh... era mesmo isto!!! sabor verdadeiramente a morango, mais sorvete do que gelado, suficientemente cremoso e não excessivamente doce, deixando vontade de a cada colherada querer repetir! 
um pecado escondido no congelador!

3 comentários:

  1. Hmmmmmm........ descrição mais realista não podia ser! realmente delicioso, um verdadeiro pecado da gula!! Obrigado, lili!! és uma vizinha prodígio. :)

    Continua com as tuas aventuras culinários! e nós, amigos gulosos, continuaremos aqui para partilhá-las contigo. :P

    ResponderEliminar
  2. "fazendo negociações com os interesseiros dos meus amigos"
    Ó Cátia? Interesseira??? Olha que isso não é nada bonito!!

    d.

    ResponderEliminar
  3. que pecado!! estás a dar-me vontade de fazer o mesmo.... ainda por cima morango o meu sabor preferido!

    ResponderEliminar