Hoje é um daqueles sábados com cheiro a sábado. Fui para a Universidade de manhã e cheguei a casa ansiosa por ter tudo a que um sábado tem direito: comer, dormir e vegetar! Depois de uma semana super intensa, precisava mesmo de descansar! Almocei cedo e adormeci logo depois, com um daqueles programas na TV de início da tarde que não faço ideia qual foi. Acordei com vontade de fazer bolinhos. Fui às compras, ansiosa por voltar a casa para me arrastar entre a cozinha e o sofá. Cheguei tarde, esfomeada e sem paciência para os bolinhos.
Mas, quando se trata de cozinhar, não descanso enquanto não concretizar os meus desejos. Aquilo que me apetecia mesmo fazer era brownie de chocolate, mas tenho abusado no chocolate... então decidi virar-me para a fruta. Muffins para o pequeno almoço de domingo. Maça? Morangos? Banana?
Adoro cozinhar, e sobretudo adoro ter todos os utensílios necessários. O que não acontece aqui no Funchal. Hoje comprei umas formas de silicone para queques (mais umas...). Decidi que para comprar formas aqui no Funchal, há-de ser sempre em silicone para depois não pesarem na mala de regresso. Essa é a lógica: ou remedeio e improviso, ou compro utensilios que sejam ou leves ou descartáveis. Sempre a pensar que um dia (em breve) hei-de sair do Funchal e já tenho uma casa para levar às costas... Bem, tem sido uma aventura na cozinha: bater tudo à mão e esperar que a massa saia fofa, improvisar formas e recipientes, explorar todas as potencialidades do microondas.
Só me falta mesmo a vizinhança para dividir os doces e para provarem novas experiencias culinárias. Sinto falta. Cozinhar para mim sempre teve um efeito "terapêutico": uma espécie de regulador emocional. Quando estou tensa, irritada, alegre, preocupada, activa cognitivamente, ou relaxada. Gosto de cozinhar sozinha mas gosto sobretudo de partilhar a minha comida com os outros. Estes queques vão ser para o pequeno-almoço (mas antes, a prova com o chá antes de ir dormir) e para esperar a Helena e o Rui ao aeroporto.
Não estão lindos? Bolinhos de iogurte e morango em forma de rosa.